14 maio 2010

Reflexão, 5ª Semana.

Esta semana, estando na 5ª semana de estágio prático, percebi o quanto está sendo gratificante esta experiência, no início pensei que, como diz o velho ditado “seria como chover no molhado” pois já atuo em sala de aula há 22 anos e pensei que não teria nada de muito novo para experienciar, mas essa idéia foi só inicial, pois são tantos momentos de intensas descobertas, como por exemplo, observar que , aquele aluno acomodado e desinteressado até então, passou a participar mais das atividades, ser mais comprometido com o grupo e consigo mesmo, isso só já seria, para mim, motivo suficiente para acreditar que esta experiência, a essas alturas da minha carreira, está valendo muito a pena, está sendo muito gratificante, mas não é só isso não, esta experiência não vai findar ou se apagar com o fim do estágio, ela estará para sempre registrada na minha mente e com certeza poderei usá-la como referência em minha prática pedagógica, no sentido de motivar e proporcionar uma aula mais interessante para outros futuros alunos que ainda terei o prazer de trabalhar e ver neles a alegria que estou presenciando hoje no semblante dos meus alunos diante de cada novidade que lanço em aula com a finalidade de auxiliá-los na busca de respostas para suas investigções.

Antes do estágio, no AI eu trabalhava, basicamente, pesquisa em sites, com meus alunos, hoje, além de pesquisa já faço uso de uma página na internet para que os mesmos façam o registro dessas pesquisas, sendo que antes, estes registros eram feitos apenas no caderno, eu vejo issso como uma mudança na minha prática pedagógica com relação ao uso da informática, porém, entendo que ainda não seja o suficiente, entendo que seja o início de uma caminhada de mudanças necessárias não só a minha prática pedagógica, mas sim em todo o âmbito escolar, pois Sobral (1999) enfatiza que a Internet também representa uma grande mudança na escola e como tal provoca resistência. Na introdução de cada inovação tecnológica, o velho sempre convive com o novo, efeito de toda transição.

É Isso mesmo, Sobral tem toda a razão, a internet na escola representa mesmo uma grande mudança, porém se usada com fins pedagógicos adequados, e na minha escola não é diferente de muitas que conheço, pois ainda o velho convive com o novo e, então estamos num momento de transição, acredito que seja o início de uma caminhada, pelo fato de ainda haver muitas resistências em aderir ao novo e também por não não termos estrutura suficiente para trabalhar somente através dos ambientes virtuais, pois isso só será possível, no momento que a nossa sala de aula for um ambiente informatizado, mas creio que chegaremos lá, e quero estar preparada para esta mudança, pois toda mudança profunda, requer uma boa base e isso estou tendo no momento, através das exigências do curso, as quais, faço com grande empenho, pois quero, ao concluir o curso, ter a certeza de que ficaram muitas marcas positivas no meu universo pessoal e principalmente profissional.

Referência:

SOBRAL, A. “A Internet Na Escola”. In: Internet na Escola. São Paulo:

Edições Loyola, 1999. p. 87 – 102.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Oi Izolete! É muito importante perceber essas mudanças em tua prática. São sinais de tua transformação e de um caminho de aprendizagens e reflexões trilhados até então! Bjs, Maura - tutora do SI

8:35 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial