13 outubro 2009

PROJETO DIA DO PLANEJAMENTO

Escola Municipal de Ensino Fundamental Podalírio Inácio de Barcellos


PROJETO DIA DO PLANEJAMENTO

JUSTIFICATIVA:

Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases de número 9394 de 1996, que nos traz no artigo 67°, inciso V os sistemas de ensino assegurarão ao professor período reservado ao planejamento incluído na carga horária.

Sendo assim, torna-se relevante a execução deste projeto, já que o mesmo visa um trabalho mais qualificado, pois não existe educação de qualidade se o professor não tiver tempo para estudar, planejar e pensar coletivamente.

O professor é um profissional que exerce sua função no momento que está com os seus alunos em sala de aula, mas também quando está planejando, refletindo e reconstruindo o cotidiano.

OBJETIVO GERAL:

Promover ao professor período reservado ao seu planejamento pedagógico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Qualificar o trabalho do professor em sala de aula;

Propiciar ao aluno qualidade de ensino.

DESENVOLVIMENTO

O Projeto Dia do Planejamento foi idealizado essencialmente para promover ao professor um espaço de tempo que fosse reservado ao seu planejamento, para que assim, o trabalho deste fosse mais qualificado e, assim sendo, os alunos pudessem ter uma aula de maior qualidade. Contudo, para que isto ocorra, será necessário o engajamento de cada professor envolvido neste trabalho, os quais serão: professor de Educação Física, professor do Ambiente Informatizado, professor do Projeto Pedagógico Alternativo e o bibliotecário. No horário semanal (anexo 1), cada professor do projeto também terá o seu dia do planejamento, podendo assim, estar disponível para organizar as suas aulas e materiais. Assim como a Escola poderá convocar o professor quando for preciso.

Dentro do Projeto, cada professor terá a sua incumbência específica, porém todos terão como norteador o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e o planejamento trimestral de cada série. O professor de Educação Física será responsável pela recreação dirigida com os alunos; o professor do Ambiente Informatizado dará as suas aulas utilizando como ferramenta de ensino o computador, preparando-as individualmente ou entrando em consenso com o professor titular sobre conteúdos que lá possam ser trabalhados (Ex.: pesquisa na internet sobre algum assunto tratado em sala de aula); o professor do Projeto Pedagógico Alternativo planejará as atividades individualmente ou em conjunto com o professor titular da turma, observando o nível de cada turma e nesse planejamento, o professor do P.P.A. deverá contemplar atividades artísticas tais como: divulgação de datas comemorativas, eventos da escola e assuntos de importância da comunidade escolar através de cartazes, panfletos, confecção de jogos e brinquedos que poderão ser utilizados na aula de Ed. Física, enfim, outras sugestões poderão ser dadas pelo grupo de professores e os ajustes feitos de acordo com as necessidades que forem surgindo; e o bibliotecário será responsável pela Hora do Conto com os alunos.

Para Libâneo, a função do professor em termos de competência técnica, é propiciar o desenvolvimento dos alunos, dirigir o processo de aprendizagem a fim de suscitar, mobilizar, agilizar as energias cognoscitivas do aluno; colocar questões, problemas, desafios que se liguem à vida do aluno. Esse autor acredita que o professor precisa “dar aulas, fazer planos, controlar a disciplina, manejar a classe, dominar o conteúdo e tudo mais” (1985, p. 56). Enfim, para que haja um trabalho organizado e sério, o comprometimento de todos é fundamental.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LDB. Lei número 9394 de 1996 de Diretrizes e Bases Nacionais.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos.São Paulo: Edições Loyola, 1985.

Autoras do projeto:

Izolete Lazaroto e Denise Lazaroto da Silva.

Observação: O projeto acima citado, após quase um ano de diálogo com a equipe diretiva da escola, reuniões com o grupo de professores, e apoio da Secretaria de Educação de Alvorada, a qual enviou mais professores para a escola a fim de dar conta do funcionamento do projeto, hoje, 13/10/09 foi possível colocar em prática um projeto que contribuirá para a qualificação da educação na nossa escola.

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger Beatriz disse...

Izolete!!! Que excelente! Estás trilhando uma grande mudança nos tempos e espaços da escola, projetando diferenças na gestão dos mesmos. Isso significará possibilidaes de trabalhar de forma bem diferenciada. Um compromisso tens que assumir: nos contar aqui, o que vocês vão desenvolvendo, os sucessos, as dificuldades e as alternativas para superá-las.
Parabéns!! Isso só prova que qdo se quer a gente consegue!! Leva tempo mas sái!! Um abração muito satisfeito
Bea

6:27 PM  
Blogger Unknown disse...

Olá!
Interessante este projeto na sua escola.

6:26 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial