12 setembro 2009

Modernidade presente no século 17 através das idéias de Comênio

Lendo sobre a pedagogia de Comênio, a qual era do século 17, isso significa que já faz bastante tempo, a reli duas vezes para ter certeza que ele não era um didático da atualidade, pois com muita freqüência percebo no meu contexto de trabalho, idéias, que se não iguais as dele, em muito se assemelham, como por exemplo, o respeito a capacidade de compreensão do aluno, isso é bem atual, incentivar ao aluno a ensinarem aos outros, e aqui há uma relação bem próxima às idéias de Freire, onde estes fala na troca de saberes, o aprender um com o outro. Ainda a educação democrática já presente na proposta de Comênio e muito presente, ao menos nas falas dos educadores, nos dias atuais.
Na proposta de Comênio também se percebe uma idéia contrária a repetição de conteúdos pelos alunos, ele sugere que o aluno busque suas próprias respostas através de observações, aqui, mais uma vez, tudo a ver com nossa realidade, algumas vezes práticas, outras, apenas teorizadas por educadores que têm dificuldade de fazer o prático e sair do papel e tornar-se real.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Beatriz disse...

Ai é que nos damos conta de como a escola é difícil de mudar!! Comenius poderia estar hoje na escola e dizendo as mesmas coisas, talvez sem ser muito escutado.
temos que seermos mais ele, claro que contextualizado e colocado no nosso mundo de hoje!! Aliás, eu imagino que ele adoraria estar aqui, com todas as tecnologias à mão.
Um abração
Bea

3:01 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial