16 agosto 2009

Conhecendo um pouco mais a EJA no Brasil

De acordo com o texto que nos foi sugerido pela inter de Educação de Jovens e Adultos, através da leitura me foi possível perceber que esta modalidade de educação no Brasil, já tem um longo caminho percorrido, passando por muitos ajustes, adequações, reformulações, é claro que não com este mesmo nome, e nem com as mesmas características de hoje que tem como base uma proposta pedagógica flexível, levando em conta os conhecimentos informais dos alunos, os quais tem como fonte suas vivências e experiências do cotidiano. Esta modalidade leva em consideração as diferenças individuais de cada aluno, pois sua metodologia e estrutura não é igual a escola regular, esta tem estrutura e duração própria o que visa contemplar a realidade dos alunos tornando mais eficaz o acesso e permanência destes na escola.

Com o passar do tempo, através de muitas tentativas, muitos diálogos entre sistemas de ensino e comunidade educacional, se chegou ao que é a EJA na atualidade, cuja a função desta, de um modo geral, é de resgate de uma dívida da história social, para com aqueles que, por situações adversas não lhes foi possível se apropriar do conhecimento formal no tempo devido.A EJA hoje, além de ter a função de restaurar ou reparar o direito à educação à uma parcela da sociedade que teve, por muito tempo esse direito negado.Além da reparação desse direito, a EJA precisa estar ciente da necessidade de atuar num modelo de educação que favoreça a aprendizagem dos alunos jovens e adultos. Além da função reparadora, esta tem também a função equalizadora, a qual está relacionada à igualdade de oportunidades propiciando aos alunos novas chances no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

Portanto, em linhas gerais, a EJA se mostra como possibilidade de consolidar uma trajetória de desenvolvimento a todas as pessoas de todas as idades, criando condições para que jovens e adultos demonstrem sua capacidade e tenham efetivamente garantido o direito a inserção a um novo mercado de trabalho e a novas formas de cultura.

Os alunos, freqüentadores da EJA, são normalmente, pessoas desempregadas ou trabalhadores que tem por objetivo melhorar sua condição de vida, são indivíduos que lutam para se livrar das marcas negativas do analfabetismo, por esse e tantos outros motivos é que a EJA tem, além das funções citadas acima, a principal delas que é sem dúvida o resgate da dignidade humana daqueles que por muito tempo estiveram à margem de uma sociedade , onde uma pequena minoria elitizada se apropriava do saber formal, enquanto que a grande maioria de pobres e marginalizados, este direito era negado.

Referências bibliográficas

Jovens e adultos como sujeitos

de conhecimento e aprendizagem

Marta Kohl de Oliveira

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Trabalho

Parecer CEB 112000_Diretrizes Curriculares da _Educação de Jovens e Adultos.

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Eliane Porto disse...

Amiga!!! Em primeiro lugar este texto ficou bem abrangente e claro.Mostra simplificadamente o que é a EJA. Em segundo lugar muito obrigada pelas palavras de carinho que me mandou. Tu vês em mim aquilo de bom que tu és como pessoa e profissional Se tu me admira...nossa, então isso é recíproco!OBRIGADA PELA TUA AMIZADE, SEI QUE POSSO CONTAR CONTIGO E TU PODE ESPERAR O MESMO DE MIM!!! AMO TUUUU BRIGADÃO MIGONA! Tu é DEZZZZZZ!!!

6:55 PM  
Blogger biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Izolete!
Eu já estava com saudades deste recanto! Passei pra te dar um beijo e te desejar um semestre muito bom. Bjs

11:14 PM  
Blogger Beatriz disse...

Izolete querida, tens alguma experiência com EJA? Pelo texto temos uma visão idealizada desse nível de ensino. Será que é nessa direção que o EJA, hoje no Brasil, trilha? Será que seus alunos são os desempregados ou empregados que precisam estudar? Será essa uma amostra atual? Ou a amostra envolve tb os adolescentes problemas que a escola pública diurna trata de empurrar para o noturno?
Um abração
Bea

4:43 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial